quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Fases...as Boas e as Más...

Desde que a Maria nasceu que todo o seu crescimento passa por fases, as fases boas e as fases más!

Comecemos pelas boas, existe a fase do comer e dormir, a fase em que está sempre a sorrir, a fase de fazer gracinhas, a fase de gatinhar, a fase de começar a comer comida sólida, a fase de querer só a mamã ou o papá, a fase de andar, e muitas mais...mas depois existe as fases más, como a fase de não querer dormir e lutar contra o sono, a fase de querer apanhar tudo que está ao seu alcance e meter na boca, a fase de não querer comer, a fase das birras, a fase de deixar a fralda... e para mim aquela que ainda hoje me custou mais e continua a fazer me imensa confusão é a fase de ir para o infantário!

A Maria ficou comigo até quase aos 2 anos, primeiro porque estava desempregada (vida de professor é muito boa!) e depois porque tive um horário minúsculo na escola e então a minha sogra ficava com ela essas horas. 
No entanto, com 22 meses, a Maria entrou para o infantário. Eu conhecia muito bem a escola, pois inclusive leccionava algumas aulas lá, conhecia bem todos os procedimentos e todas as funcionárias e educadoras, mas mesmo assim a primeira semana que a deixei lá foi como se a tivesse a abandonar, ela ficou a chorar no primeiro e no segundo dia, depois como sabia que ia para o jardim de manhã brincar não chorou mais, o meu marido saiu de lá com as lágrimas quase a caírem na cara e eu fiz-me de forte mas passado 30 minutos estava no lado de fora da escola escondida a vê-la e assim fiquei durante aquela primeira semana, depois disso ela adaptou-se muito bem...infelizmente teve de sair do infantário passado 2 meses devido a problemas de saúde que hoje em dia já estão resolvidos. 
Aos 3 anos e meio voltou para a escola e nem sequer foi preciso adaptação porque ela simplesmente adora a escola e até chora quando não vai!

Isto tudo para dizer que ontem quando fui deixar a Maria a escola, estava uma mãe a sair de lá que tinha acabado de deixar o seu bebé no berçário, assim que fechou o portão da escola agarrou-se ao marido e começou a chorar, eu só tive vontade de a consolar também, porque aquilo que realmente sentimos é uma sensação de abandono, ainda por cima quando eles são tão pequeninos custa ainda mais e fico realmente a pensar se um dia tiver outro filho serei capaz de entregar um bebé de 5/6 meses ao infantário!

Numa outra vida quero nascer ou viver num País Nórdico, onde as crianças ficam com as mães até aos 3 anos e assim será muito mais fácil a fase de ir para o infantário...passando a ser uma fase boa em vez de ser uma fase má...ou então não!



Um beijinho,
Raquel F.

P.S - Apesar de ontem terem saído listas de professores, ainda não fui colocada...Aí vida!

2 comentários: