terça-feira, 12 de setembro de 2017

A Moda da Amamentação...

Hoje vou escrever sobre um tema que causa alguma polémica...a Amamentação!

A Maria mamou exclusivamente até cerca dos 4 meses, no início passei horrores com as gretas e houve dias que a hora de amamentar era seguida de lágrimas, mas sentir a minha filha junto a mim a alimentar-se com uma cara de satisfação é uma coisa única e que não se explica, vale todas as dores do mundo!
No entanto a Maria começou por rejeitar o peito direito e como não estava a aumentar de peso, começamos por introduzir o leite artificial juntamente com o peito esquerdo (que era o único que ela pegava, manias de bebé!), com o passar das semanas ela acabou por rejeitar os dois peitos e passamos a alimentar a Maria com leite artificial e sinceramente como ela também ia iniciar as sopas e papas, não me preocupei muito! 

Acho que cada bebé tem o seu próprio desenvolvimento, sou a favor da amamentação, mas sou completamente contra as ondas e modas que existem neste momento sobre este tema. 
Somos diariamente inundados por vídeos, publicidades, textos, artigos sobre a amamentação, testemunhos de mães que dão de mamar até aos 5 anos, mães que procuram ajuda ao SOS amamentação, mas sobretudo mães que têm como obsessão o facto de amamentarem (e ainda bem que conseguem dar de mamar aos vosso filhos) mas, têm de pensar que existem opções e respeitar simplesmente quem não quer seguir essa linha, pois isso não implica não gostar dos filhos, dizer a uma mãe que não dá de mamar ao seu filho que este está perder as melhores defesas que podemos transmitir a eles, parece que estamos a abandonar um filho ou renegá-lo, o que não é verdade!
Eu acho maravilhoso a amamentação mas acho que, quem não consegue ou não quer simplesmente dar de mamar deve ser respeitado. Seja por opção ou não, não podemos crucificar uma mãe, pois os filhos são dela! 

Sinceramente acho que se criou uma corrente de amamentação errada, pois ver posts nas redes sociais com fotos a dar de mamar e colocar #há22mesesaamamentar só para tudo o mundo saber, é muito errado, pois essas mães são as primeiras a criticar quando existe fotos de crianças no facebook, mas depois contradizem com outras coisas...

Volto a recordar que sou a favor da amamentação, antes que me crucifiquem também :)

Um beijinho,
Raquel F.


Foto: a minha princesa com 1 dia de vida saciada depois de mamar :)


4 comentários:

  1. Olá olá Raquel!
    Ora aqui está um tema que dá pano para mangas!
    Concordo quando dizes que hoje em dia já há um exagero em relação à amamentação, é quase como uma discriminação positiva.
    Posso falar por experiência própria que ainda amamento o mais novo, que faz hoje 16 meses. É frequente ouvir comentários, uns simpáticos outros nem tanto... porque infelizmente todos (principalmente as mulheres que já foram mães) adoram julgar! Têm sorte que ainda é gratuito. :P
    O importante é cada um fazer aquilo com que se sente confortável e seguir o seu instinto, amamentar em exclusivo ou dar suplemento é apenas uma opção, o crucial é o momento ser agradável para ambas as partes! Beijinhos
    Carla
    https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carla, já fui crucificada num grupo de mães pelo meu post, mas apenas partilhei a minha partilhei a minha opinião. E continua a dizer que sou a favor da amamentação, mas só o facto de ter usado a palavra moda parece que cometi um crime.
      O mais importante é sentirmos felizes connosco próprias tal como a Carla refere!
      Beijinho
      Raquel F.

      Eliminar
  2. Amamentar é moda?? Pois eu acho o contrário. Acho que hoje é moda não dar de mamar. Nada contra...cada um sabe de si. Eu amamento à 30 meses e continuo. Ela adora aqueles momentos só nossos. Mas cada vez mais sinto que a maioria das mulheres usa a desculpa que "não tem leite... não presta"...para no dar de mamar. Cada um sabe de si, mas detesto que não tenham a coragem de dizer: "eu não quero amamentar...ponto". Ninguém tem nada a ver com isso!
    Eu é q sei o q passei no primeiro mês...mastites e gretas...um horror.E percebo q há quem não esteja para isso...
    Neste momento é mais comum ouvir comentários sobre a idade da minha filha e o facto de ela ainda mamar. "Não acha q já está na altura de acabar?" Mas desde quando a amamentação tem prazo de validade? E há até que ache q amamentar com esta idade já tem um cariz sexual!!! WHATTTT???? Enfim, se cada um se metesse na sua vida, viveríamos num mundo bem melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elsa, eu referi moda em relação ao exagero que existe, sou a favor da amamentação, só acho que devemos respeitar quem quer ou não amamentar, porque detrás dessa escolha existem histórias. Sei que maior parte das campanhas são positivas e são para alertar pessoas que desistem muito cedo de dar de mamar mas tal como voce disse cada um sabe de si, apenas escrevi uma opinião que não tinha qualquer intuito de ofender ninguém!
      Beijinho
      Raquel F.

      Eliminar