segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Recordações de um parto...

Não sei se é porque a Maria está quase a fazer 5 anos ou porque não acredite mesmo que já passaram 5 anos mas a nostalgia do meu parto veio me a cabeça e decidi partilhar com vocês o dia de nascimento da princesa.

O meu parto foi induzido, tinha 39 semanas e 5 dias quando a minha médica iria estar de serviço no Hospital e decidimos que não íamos esperar mais. Cheguei pelas 9h e às 9h30 já tinha feito toda a medicação para a indução, fomos para uma sala de parto onde fiquei ligada ao ctg e afins e às 11h30 já não podia com as dores das contracções, eram de 5 em 5 minutos e eram horríveis! Perto das 13h rebentaram as águas e eu achei que agora é que era, estava pronta para ter a minha filha, mas não...tinha apenas 2 dedos de dilatação, logo não podia levar epidural e tinha de continuar a sofrer com dores! Já estava a ficar desesperada porque agora as contracções eram de 2 em 2 minutos e foi assim durante mais 3 horas. Pelas 16h30 a médica disse-me que a Maria estava a descer os batimentos cardíacos, eu continuava com 2 dedos de dilação, por isso teríamos de ir para cesariana, comecei de imediato a chorar, depois de tanto esforço a controlar as contracções não ia conseguir ter a minha filha de parto normal, além disso nunca tinha estado num bloco operatório e ir sozinha sem o meu marido ter a minha filha foi algo assustador, mas lá fui (que remédio) e às 17h25 tinha a Maria nos meus braços, foi tudo muito rápido desde da anestesia até tirarem a Maria da minha barriga. Por muito que eu quisesse ter um parto normal, a minha filha nunca iria nascer dessa maneira, pois além de não fazer dilatação, a princesa vinha com três colares e uma pulseira como disse a médica ou seja, cordão umbilical enrolado três vezes no pescoço e uma no pulso e já estava a começar a ficar aflita, por isso a diminuição dos batimentos cardíacos. Talvez por isso ainda hoje em dia a minha filha continue a pensar que é uma verdadeira princesa (maldito Frozen lol).

O pós cesariana foi doloroso, nas primeiras 24h não me consegui mexer, mas depois disso posso dizer que a recuperação até não foi tão má com esperava. Ainda hoje agradeço a minha médica obstetra e a toda a equipa de enfermagem o carinho que tiveram comigo e estou a falar dum hospital público onde as coisas estão cada vez piores a nível de cortes, mas aquela equipa foi realmente fantástica. 

Quando estamos grávidas não conseguimos controlar nada, podemos quer muito ter um parto normal e depois isso não acontecer ou então queremos ter tudo controlado, marcamos o dia da cesariana e depois arrependermos-nos porque o pós operatório foi horrível, por exemplo! 
Além disso não ter um filho por parto normal não faz de nós ser menos mães, sim porque eu cheguei a ouvir que quando se têm um filho por cesariana não sentimos o que é ser mãe, não sentimos o que é dar a luz, oh pá que grande parvoíce, cada criança nasce como tem nascer, a minha nasceu de cesariana pelos motivos que foram, também sei que uma cesariana é sempre uma operação e o risco para a mãe/bebé é muito maior que um parto normal, mas foi o que tinha de ser! Talvez um dia se tiver outro filho possa ter a experiência de dar a luz!

Agora tenho de ir começar os preparativos do aniversário da princesa, este ano quer só mais uma vez o tema Frozen na festa, têm a noção de quanto adoro a Elsa, certo?!!!!

Let it go...

Princesa Maria quando nasceu :)
Rainha Elsa quando fez 4 anos lol

Um beijinho,
Raquel F.

1 comentário:

  1. Olá querida Raquel,

    É verdade, nesta altura do ano também eu volto atrás no tempo e penso no meu primeiro parto. E o tempo passa a uma velocidade assustadora, parece que ainda ontem estávamos umas barrigudas felizes nas aulas de preparação.
    Apesar de ter tido dois partos normais, acho que o importante é correr tudo bem tanto para a mãe como para o bebé, e causar o mínimo possível de trauma, agora se é normal, cesariano, com ventosas... são detalhes.
    Ainda não escrevi sobre o meu primeiro parto no blog, deverei fazê-lo durante o próximo mês, mas já partilhei como foi o segundo, muito rápido e sem recurso a qualquer anestesia: https://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/2017/05/o-meu-segundo-parto.html.

    Muitos Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar